Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 23 de setembro de 2004

A dor dos outros e a nossa...

A DOR DOS OUTROS E A NOSSA



Voc? está uma geleca. Estendida no sofá, convoca o ombro da sua melhor amiga para chorar todas as suas imensuráveis car?ncias. Precisa ouvir dela algo que lhe anime. Ela bem que tenta: "Pense bem: tem milh?es de pessoas sofrendo coisas muito piores do que voc?". Claro. Todos dizem a mesma coisa. Enquanto voc? está aí sofrendo de dor-de-cotovelo, na rua há milhares de sem-teto, sem-emprego, sem-futuro. Na pódium das dores do mundo, os sem-amor n?o ganham nem medalha de bronze. Est?o fora da competiç?o.

Voc? olha pra sua amiga e pergunta: "Acha mesmo que o fato de um avi?o cair na Malásia pode diminuir a minha saudade? Se um gerente de banco é mantido como refém eu devo abrir um champanhe por n?o ser eu que estou com uma arma apontada para minha cabeça?" Se sua amiga for sensata, responderá que sim, isso deveria amenizar nossos problemas mundanos. Mas se ela for sincera, providencia mais lenço de papel.

Os dramas que acontecem no outro lado da rua nos sensibilizam, mas a contribuiç?o das tragédias alheias para aliviar nossa crise existencial é zero. Crianças s?o mutiladas em Serra Leoa e voc? só quer saber do pedaço do peito que lhe arrancaram. Homens e mulheres sobrevivem durante dias embaixo da terra, soterradas por terremotos, e voc? continua achando que solid?o como a sua n?o há. Pessoas n?o t?m água potável para beber e voc? afoga sua depr? num bom cabernet sauvignon. Tem gente que perde filho, perde a vis?o, perde patrimônio, perde a saúde: lamenta-se por eles, mas voc? perdeu o Beto!!! Vá explicar isso pra alguém.

Raz?o e emoç?o s?o dois planetas que n?o habitam a mesma galáxia. Voc? SABE que sua dor é superável, voc? SABE que amanh? vai encontrar um novo amor, voc? SABE que é uma felizarda por ter saúde, família, um teto pra morar, mas voc? n?o SENTE assim. E o sentimento é poderoso. Comanda-nos.

E a gente sucumbe. Feito um avi?o caindo do céu, feito refém de um assalto do coraç?o.

Nenhum comentário: